Pesquisar este blog

Obrigada por visitar o meu cantinho.
Sejam bem-vindos!
Fique a vontade, e se puder e quiser, faça o seu comentário.
Encomendas através do e-mail: bysandraa@gmail.com

Sandra.

domingo, 13 de dezembro de 2009

Trocando as Navalhas da Overlock

Olá pessoas!

Primeiro, agradeço as visitas e comentários carinhosos e, pedir desculpas por nunca mais ter postado. Mas, acreditem, isso é bom. Muito serviço. Mas não se preocupem, leio todos os comentários e, de coração, adoro!! Continuem, pois como já disse, os comentários são o combustível dos blogueiros. Aos que me pedem ajuda e fazem perguntas, por favor deixem um e-mail para que possa respondê-los pois, na medida do possível, tento...

Hoje vou tentar ensinar, a grosso modo, como eu já disse, não sou uma profissional em máquina de costurar, sou uma "MECHANICA" mas, retornando, vou tentar ensinar como trocar a navalha da overlock.

Primeiro, você tem que ter certeza que elas realmente estão gastas e precisam de troca. Constatado isso, então faça o seguinte:

Vejam as lâminas:
Essa primneira foto, são das lâminas. Como são elas:


Agora, a segunda foto, como elas devem ser colocadas:


Agora, folgue o parafuso do suporte onde elas ficam, conforme a figura abaixo. Veja que eu tirei essa foto quando estava retirando as lâminas, mas o processo é o mesmo:


Agora, pressine o lado oposto do suporte, conforme a figura:


Coloque as lâminas, ainda com o suporte pressionado:


Agora, nas figuras seguintes, segue os passos de ajustes:




Como viram, a lâmina maior fica nivelada com a sapata (parte por onde passa o tecido), e a lâmina menor, fica praticamente no meio.

Não esqueça, logo após colocar, apertar o suporte. Aquele parafuso que vimos na terceira imagem.

Importante também, apertar a barra lateral para que fique ajustada. Veja a figura:


Pronto, agora faça um teste com o tecido para ver se está cortando, caso isso não ocarra, vá tentando ajustar a navalha, aos poucos e com paciência, e com a ajuda da pinça, vá subindo ou descendo a "dita", até ela voltar a cortar...É claro que a princípio vc vai sentir que não estará cortando direito, mas agora é so uma questão de ajuste fino. Creio que todas as minhas leitoras são o suficiente inteligente para não se entregar a uma luta tão fácil. Se eu consegui, é claro que vocês também conseguem.

Onde comprar as lâminas (ou navalhas)? Sei que essa pergunta surgirá. Olha, eu também moro em uma cidade do interior e, aqui, como em muitos lugares é difícil achar muitas coisas, mas normalmente os armarinhos ou lojas especializadas em máquinas de costura tem para vender. Não se esqueça de falar a marca da máquina.

Por hoje é só people. Beijos.

* Upgrade - Continuem usando e abusando desse blog. Vejam essa postagem sobre esse blog clicando aqui

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Agradecimento

Olá pessoas...

Sei que tenho andado meio sumida, não tenho respondido minhas amigas blogueiras, peço desculpas mas, a causa é nobre... sempre gostei de artesanato, já deixei isso bem claro aqui, e também sempre gostei de uma costura, isso está no sangue, sabe, aquela coisa de genética mesmo!!
Então, no ínicio deste ano decidi que aprenderia a costurar da forma correta, tomar medidas, traçar moldes... aquela coisa de costura sob medida, dito e feito! Entrei num curso de Corte e Costura para realizar meu grande sonho de fazer minhas próprias roupas... pois é, por isso andei distante do blog mas não da minha luta diária com a "bendita chinesinha", estava confeccionando as roupas para o desfile de conclusão do curso, claro que nesse meio tempo já costurei muita coisa, fiz várias roupinhas para as amigas e conhecidas, afinal, tive que pagar minhas máquinas, né... rsrsrrs

Bem gente, vou postar umas fotos da Formatura e fazer aqui um agradecimento especial a minha prof e amiga Vera Oriente, foi um prazer conhece-la, e um privilégio te-la como mestra, você é especialíssima... Muito obrigada!!!

É isso ai, o curso acabou, mas o aprendizado é diário...

Bjus people e até mais...



Eu e minha Prof. Vera Oriente

Minhas modelos, gatas lindissimas... Amanda e Isabelle

Amanda com vestido tomara-que-caia de tafetá, saia godê com pregas macho, com uma sainha de tule com rendinha por baixo. Minha filha postiça ficou gata!!!


Isabelle, num estilo retrô, vestido de cetim de poás, saia godê com tule e rendinha. Ficou muito lindo... Minha filha estava lindíssima!!! Orgulho da mãe... rsrsrs

Agradecimento especial a Lúcia que me cedeu sua filhinha Amanda para desfilar... Amo vcs.
Marido, filhos, amigos... todos vcs são essenciais para a minha existência.

Ufaaaa!!! num bom gauchês, DEU!!!! rsrsrs

sábado, 3 de outubro de 2009

Regulando o ponto da overlock

Olá, em primeiro lugar gostaria de agradecer aos inúmeros comentários. Obrigada mesmo. Isso é legal porque temos certeza que as nossas experiências estão sendo úteis para outras pessoas. Continuem comentando e, eu prometo, à proporção que eu for aprendendo, vou repassando.

Hoje vou responder a uma das perguntas que surgiram nos comentários:

"Oi Sandra, muito obrigada pelo que vc fez pelas iniciantes. Consegui colocar a linha, depois de meses com a maquina parada. Agora so falta aprender a regular o ponto." - Margarete - Curitiba

"Oi Sandra!!!! Caraca, nem te conto, imprimi tudo hoje de manha e fui a maquina,hehehe, Pois bem, consegui, deu tudo certo!!! Graças a vc!!! Só tem um probleminha agora, não sei regular os pontos, será que seria abuso vc me ensinar aonde regulo os pontos, ou é tudo sempre do mesmo jeito??? Espero a sua reposta!!!! Um beijo grande e muito obrigada por me ajudar e ajudar a todos que tenham dificuldades. Beijos" Jane

Bem, essas foram algumas das pessoas que pediram ajuda sobre esse tema. Eu queria dizer que o que eu vou postar agora é puro e simplesmente fruto de minhas experiências, mas deu certo comigo e espero que vocês também consigam. Repito: não é nenhum manual de instrução.

Beleza, feitas as devidas ressalvas, vamos lá:

Antes, para trocar as linhas, não precisamos fazer todo aquele processo de passar a linha (se não souber passar as linhas, clique aqui)... basta cortar-las, deixando pedaços grandes e fazer um nó, com a nova cor de linha:






No caso da linha reta, deve-se puxá-la com a pinça, passando pelo tensor até chegar a agulha, ai, você corta o nó e passa a linha na agulha com o auxilio da pinça. Vejam as imagens:




Agora os passos para os ajustes no tensor:

1 - Conforme vocês viram nas imagens, o melhor pra se fazer é colocar uma linha de cada cor, assim você pode saber qual a linha que não está ajustada corretamento. Vejam que eu troquei as linhas para cores diferentes, assim tenho o controle;

2 - Agora, você faz um teste e vai perceber qual a linha que está com folga/aperto, e vai ajustar cada uma no seu devido tensor. Coloquei três fotos dos tensores para você saber quem é quem. Conforme você pode ver, tem um ajuste em cada um dos tensores, por ali você vai folgar/apertar até que a respectiva linha fique corretamente ajustada. Eu queria também dizer que, dependendo do tecido, poderá haver necessidade de um ajuste em uma das linhas, muito raro, mas acontece. Às vezes, também o problema não está na tensão e sim no tecido. Com um tecido fino (seda, por exemplo), é necessário que depois de overlocar, você dê uma esticada no tecido. Agora veja as imagens abaixo, cada um dos tensores, respectivamente:



3 - Agora, eu fiz uma costura com o ajuste ideal. Veja as imagens. A costura final tem que ficar igual ou bem próximo a isso:



*Outra dica: é sempre bom observar o cone, se ele está bem colocado, se a linha/fio, não está presa ou agarrando em alguma coisa, pois, às vezes, o ponto começa a ficar muito apertado como se estivesse franzindo e o problema não está na tensão, e sim, na linha que se prendeu...

Bem, por hoje é só. Estou preparando uma postagem sobre lubrificação, e tão logo termine, com fotos, é claro, posto para vocês. Queria também dizer que o meu forte não é máquina e sim costura, portanto, apesar de continuar postando algumas curiosidades aqui sobre máquina, estou também preparando "post's" sobre o meu hobby favorito: costura. Aguardem, pois embora meu tempo esteja escasso, tenho algumas dicas para passar pra vocês. E espero que a recíproca seja verdadeira.

Queria também pedir desculpas pelas imagens, creio que não está saindo com a qualidade que eu queria. Tenho recebido também algumas reclamações sobre o logotipo que está saindo no centro da imagem, infelizmente existem alguns aproveitadores de idéias alheias e podem vender os nossos tutoriais com se deles fossem. Portanto, continuarei marcando as imagens com o logotipo do meu blog.

* Upgrade - Muita gente manda recados ou e-mail perguntando-me coisas que já postei. É obvio que eu saiba que as pessoas que chegam aqui, vêm através de um site de busca, possivelmente o "Google", mas não custa nada passear pelo resto do blog. Talvez você encontre aqui, já postado, a sua dúvida. Caso não encontre, mande-me um comentário para que possamos descobrir juntas.
Para ir à página inicial do blog, clique aqui.

* Upgrade - Continuem usando e abusando desse blog. Vejam essa postagem sobre esse blog clicando aqui

Beijos.

Continuem comentando.

Sandra.

domingo, 20 de setembro de 2009

20 de setembro - dia da Revolução Farroupilha

Oi gente!!!

Hoje aqui no RS, comemora-se o dia do gaucho, o fim da Guerra dos Farrapos, é admirável o amor e respeito que o gaucho tem pelo seu estado e por sua tradição... Aqui em Rio Grande, berço da guerra, a coisa é bonita de se ver...

Nunca imaginei que um dia, eu - baiana de nascimento, carioca por adoção, morando em Rio Grande por puro acaso - estaria vendo e participando das comemorações (meu filho participou do desfile comemorativo, e a noite estavam devidamente caracterizados, Prenda e Peão, no Culto Campeiro na igreja). O grande lance de tudo isso, é que euzinha quem fiz os vestidos e bombachas, não sei se infringi alguma das regras tradicionalistas, mas fiz assim msm, caso isso tenha acontecido, perdoem a falta de conhecimento da forasteira aqui... rsrsrs

Vai ai, algumas fotos das minhas prendas lindas e peões gatos!! rsrs

Bjusss e uma semana abençoada, meu povo!!

Amanda

Bianca

Isabelle

Gabriela

Fernanda

Bianca

Clarissa

Angelo

Rafael

Henzo

* Upgrade - Continuem usando e abusando desse blog. Vejam essa postagem sobre esse blog clicando aqui

sábado, 19 de setembro de 2009

Bolos, bolos e + bolossssssss....

Oi gente!!!

Primeiro, quero agradecer as visitas, comentários e agradecimentos deixados aqui, isso alegra e incentiva a blogueira aqui a estar sempre buscando novidades para dividir com vcs.

Bem, o que me traz aqui hoje, não é nada novo pra mim, ao contrário, é uma paixão antiga mas nunca aperfeiçoada, sou uma ótima boleira de quebra-galho, faço uns bolinhos para casa (niver dos filhos, maridão, meu...) e as vezes para os amigos... ai vão alguns feitos por mim, mas não se frustrem, não sou profissa... rsrrs

Amanhã passo aqui de novo, vou postar os vestidos de Prenda que fiz... ai, ai, trabalhei muito esses últimos dias... Amanhã é o dia da Revolução Farroupilha... Salve Bento Gonçalves!!!

Bem people, vou mimi um pouco e volto amanhã...

Bjossssssss











sábado, 5 de setembro de 2009

Como tirar óleo de máquina do tecido

Oi gente!!!

Passadinha rápida para uma dica muito valiosa... estava eu toda serelepe costurando uns vestidos de Prenda (postarei depois os ditos) , muito trabalho e muito tecido, quando de repente cai uma, ou melhor, algumas, gotas do óleo da máquina no tecido, desespero totallllll, imagina uma saia, godê ponche, para trocá-la seria mais uns 6m de tecido...
Bem, vamos ao ponto: claro que fui no google e dai em muitos outros sites, quantas misturas para tirar manchas são encontradas, meu Deus, fiquei confusa, tentei umas duas que não funcionaram, já estava determinada a comprar outro tecido, dai li alguma coisas sobre passar margarina e lavar, imaginei, vai ficar pior, afinal margarina também é gordurosa... peguei um retalho, sujei na máquina e passei a margarina, em seguida passaei sabonete líquido e esfreguei, não é que deu certo!!! Ufa, que alívioooooo!!!
Então é isso, sujou com óleo de máquina, passe margarina sobre a mancha, depois passe sabonete e esfregue, não precisa muita força, enxague em seguida.
Espero que essa dica ajude alguém que esteja no mesmo sufoco que eu estive...

Grande beijo people e um feriadão de paz!!!

* Upgrade - Continuem usando e abusando desse blog. Vejam essa postagem sobre esse blog clicando aqui

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Dicas e truques sobre a máquina overlock

Olá,
agradeço a todos os comentários dos "post's" anteriores. Acho que tem mais gente interessada em costura do que o que eu pensava.

Hoje vou ensinar mais alguns truques que aprendi durante a minha luta com as minhas máquinas. Vou continuar ainda na overlock. Muitas pessoas mandaram recados e e-mail pedindo diversos tipos de ajuda. Confesso que tem algumas coisas que eu ainda não sei, mas estou aprendendo. E, a medida que eu for aprendendo, tenham certeza que compartilharei.

Falando em recados, comentem o blog. O comentário é a alimentação do blogueiro, portanto, os comentários de vocês me entusiasmam. Atualmente estou meio que ocupada, estou costurando muito. Para mim, para as crianças e para amigas, mas juro que sempre que puder, eu vou postar algo de novo ou alguma arte que fiz.

Hoje vamos a algumas dicas e truques:

Um belo dia, minha overlock travou e não costurava, e tentei diversas possibilidades, mas as linhas não trançavam. Fiz de tudo, tirei as linhas e coloquei de novo (veja aqui como colocar), me irritei, e fui tentando diversas coisas, até que eu me dei conta que a agulha estava mais alta do que habitualmente ficava. Claro, descobri, a agulha estava folgada e subiu com a trepidação e com o tecido. Como resolvi? vamos lá, e já aproveito para ensinar como trocar a agulha:

Primeiro, cuidado, a agulha pode cair entre as navalhas, aí dá um trabalho danado pra tirar.
Agora vamos lá, é fácil, primeiro tire a agulha velha, se for o caso de troca, ou a quebrada.


Para colocar a agulha nova, preste atenção, tem uma saliência na agulha que deve ficar pra frente.

Agora, depois de colocada, a agulha deve ficar em uma altura bem próximo ao LOOPER, conforme a figura. Isso você pode ajustar manualmente, de acordo com o desempenho da máquina.


Ok, agulha colocada.

Agora mais algumas experiências, que servem para diversas máquinas:

Quando a linha reta quebra
- a linha não deve ser a indicada para o tipo de agulha - você deve trocar a linha ou uma agulha que seja própria para a linha;
- a linha deve não ser de boa qualidade. Eu não vou indicar nenhuma, pois não ganho nada para isso, mas tem cada uma por aí...;
- agulha gasta, com furo desgastado ou de qualidade duvidosa - Como existem linhas de qualidade duvidosa, também existem agulhas;
- a linha deve ter sido mal enfiada - para aprender como enfiar, clique aqui;
- as facas devem estar com corte gasto - Ainda não utilizei esta possibilidade, mas já li sobre.

Quando o motor da máquina não funciona
- olhe a tomada, geralmente você esqueceu de ligar (rsrsrsrsrs);

Por hoje é só....

Repetindo, comentem, pois os comentários são o combustível dos blogueiros.

Beijos e até a próxima.

* Upgrade - Continuem usando e abusando desse blog. Vejam essa postagem sobre esse blog clicando aqui

Sandra

"Percebi ainda outra coisa debaixo do sol:
Os velozes nem sempre vencem a corrida;
os fortes nem sempre triunfam na guerra;
os sábios nem sempre têm comida;
os prudentes nem sempre são ricos;
os instruídos nem sempre têm prestígio;
pois o tempo e o acaso afetam a todos."
Ec. 9:11 (NVI)

Amigos visitando...

Powered By Blogger